QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA MELHORAR A SAÚDE PÚBLICA DE JAGUARIÚNA?

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA MELHORAR A SAÚDE PÚBLICA DE JAGUARIÚNA?

Tenho recebido várias críticas das pessoas a respeito da saúde pública de Jaguariúna, ressalto que às tenho pontuado sempre aos responsáveis. Mas o que fazer para melhorar isto de fato?

Vou parafrasear o falecido Bruno Covas que dizia: “mais vale eliminar uma fila do que construir um viaduto.” Citarei também um grande pesquisador da área de processos gerenciais, chamado Wiliam Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.”

O grande problema da saúde pública municipal é estrutural, é na gestão da informação. Tenho sido forte defensor e articulador do Prontuário Eletrônico integrado entre Postos de Saúde, UPA, Hospital Municipal e Centro de Especialidades.

O diagnóstico médico será muito mais preciso se todo o histórico do paciente for acessível em todas as unidades públicas de saúde, bem como o tempo de consulta, também será medido, assim saberemos se há necessidade de mais médicos ou se na verdade é somente uma questão de padronização de protocolos de atendimento.

Infelizmente hoje, a pura realidade é que não é possível um médico do PAI e UPA, acessar o que aconteceu com o paciente ao longo de sua vida nos postos de saúde e no Centro de Especialidades. Percebam, que possivelmente o problema da saúde municipal não é falta de recurso é melhor gerenciamento do recurso.

Nesse sentido provoquei algumas reuniões com técnicos da prefeitura para trabalhar nesta medida e também busquei recursos financeiros para aplicá-las, agora é com o Poder Executivo tornar isto uma realidade.

Compartilhe!

Ton Proêncio

Administrador formado pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ, Especialista em Economia Financeira pela Unicamp, eleito o 3º Vereador mais votado em Jaguariúna, Líder Livres e Defensor da causa Empreendedora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.