Stellantis garante fornecimento de lítio para veículos elétricos

Stellantis garante fornecimento de lítio para veículos elétricos


source
Stellantis assegura fornecimento de lítio em contrato de 10 anos
Reprodução

Stellantis assegura fornecimento de lítio em contrato de 10 anos

A Stellantis segue na ofensiva visando a eletrificação de seus modelos e a meta audaciosa de que em 2030 metade dos veículos vendidos pelo grupo na América do Norte sejam elétricos a bateria (BEV).

Nesse sentido, a empresa firmou um acordo para que a Controlled Thermal Resources (CTR) forneça hidróxido de lítio, um dos elementos utilizados na produção de baterias de íons-lítio , utilizada em carros elétricos .

A CTR é uma empresa especializada em minerais de lítio e produção de energia renovável e se compromete a fornecer “lítio sustentável”.

Através do Projeto Hell’s Kitchen na Califórnia, a CTR irá recuperar o lítio de salmouras geotérmicas (águas salgadas subterrâneas ou de lagoas) em um processo que não necessita de evaporação das lagoas de salmoura, minas a céu aberto ou combustíveis fósseis no processo.

 “Na luta contra o aquecimento global , reforçar nossa cadeia de fornecimento de veículos elétricos a bateria é absolutamente crítico. Garantir que tenhamos um suprimento de lítio robusto, e de baixo carbono nos permitirá cumprir nossos planos agressivos de produção de veículos elétricos de maneira responsável” disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Este acordo definitivo com a Stellantis estabelece uma nova referência para a indústria automotiva nos Estados Unidos. Garantir o lítio limpo produzido com energia de um recurso renovável ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias, e oferece carros mais limpos com menos impacto ambiental.” disse Rod Colwell, CEO da CTR.

Os materiais utilizados nas baterias como dióxido de manganês, grafite, zinco, latão estanhado e aço niquelado podem ser reutilizados
Divulgação

Os materiais utilizados nas baterias como dióxido de manganês, grafite, zinco, latão estanhado e aço niquelado podem ser reutilizados

A CTR irá fornecer até 25 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio anualmente, ao longo de 10 anos de contrato. Na Europa, o conglomerado de fabricantes também possui um acordo de termos similares para fornecimento de materiais para produção de baterias para veículos elétricos.

A Stellantis irá converter uma fábrica da Chrysler/Dodge no Canadá para a produção de veículos elétricos e recentemente anunciou acordos com Samsung e LG para o fornecimento de baterias para seus veículos elétricos.

Os planos da Stellantis são de vender 5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030, sendo que na Europa, esperam que até o final da década todos seus modelos vendidos sejam elétricos, e na América do Norte esse número seja de 50%.

Fonte: IG CARROS

Infoco Web

Infoco Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.