Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água premia vencedores do Prêmio Sua Gota faz a Diferença e do Concurso Cultural Saneamento é +

Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água premia vencedores do Prêmio Sua Gota faz a Diferença e do Concurso Cultural Saneamento é +
Nesta edição, escolas foram desafiadas a produzir vídeos, desenhos e paródias com o tema “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação” Seminário aconteceu em formato híbrido: finalistas das premiações acompanharam o evento presencialmente na Casa + Sustentável, restante do público foi virtual.
O Consórcio PCJ promoveu, na última quarta-feira, dia 24, a live de apresentação do Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água 2021. Divulgado nas mídias sociais da entidade, YouTube, Facebook e Instagram, o evento on-line anunciou os vencedores do Prêmio Sua Gota Faz a Diferença e do Concurso Cultural Saneamento é +.
Com novidades, a edição contou com a premiação dos melhores vídeos, desenhos e paródias que dialogam com o tema do Projeto em 2021, “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”. Para ser possível a inclusão de novas categorias, o Projeto Gota d’Água 2021 contou com a parceria da Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ).
A escolha dos finalistas e vencedores foi coordenada pelo Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e feita após avaliação da banca julgadora, composta por: Ana Lúcia Scagnolato (ArcelorMittal), Débora Fonseca (Ares PCJ), Luciana Cordeiro (Unicamp), Ana Lúcia Floriano (CT-EA Comitês PCJ), Mariana Alcalay (Unesco), Mariana Rico (Instituto Estre), Adriana Braga (Unifesp), Maria Paula Oliveira (CT-EA CBH Tietê-Jacaré), e Renata Maranhão (Ana – Agência Nacional das Águas).
Mariana Alcalay destacou as iniciativas do Consórcio PCJ que promovem e implementam a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), nas escolas das Bacias. “No momento de pandemia é ainda mais difícil, mas conseguimos ver nos trabalhos enviados a criatividade incrível dos professores e alunos. Eles trazem consciência”, diz.
Para os escolhidos como melhores do ano, foram distribuídos prêmios diversos. Para os desenhos, o prêmio foi uma mesa digitalizadora; o vencedor de paródia foi premiado com uma câmera digital infantil; e o vencedor na modalidade vídeo recebeu uma câmera para filmagens em 4K.
Categoria desenho
Com muita criatividade, os alunos dos municípios das Bacias PCJ enviaram desenhos que dialogam com o tema proposto para 2021. Com isso, os finalistas foram os municípios de Cosmópolis, Rio Claro e Nova Odessa. O prêmio foi para Cosmópolis.
“É com muita alegria que, mais uma vez, Cosmópolis está aqui para receber esse prêmio. Nosso sentimento, hoje, é de gratidão, pois estamos nas três categorias. Um agradecimento imenso para a rede municipal, para todos os professores, funcionários, para equipe gestora de cada escola participante, para a equipe da Secretaria de Educação, para o nosso secretário, Luciano, a todos que, de alguma forma, apoiaram para que chegássemos aqui hoje”, afirmou Isabel Cristina da Silva, Supervisora de Ensino na Secretaria de Educação de Cosmópolis. Representantes de Cosmópolis recebem a premiação.
Categoria paródia
Como parte das novas categorias apresentadas no Seminário do Projeto Gota d’Água, a paródia contou com os municípios finalistas de Cosmópolis, Itupeva e Santa Gertrudes. Quem levou o prêmio dessa categoria foi Itupeva.
Segundo André Mariano, Supervisor Educacional na Secretaria de Educação de Itupeva, a conquista da cidade mostra que ainda existem muitos caminhos para seguir. “Participar das ações do Consórcio PCJ é o incentivo que move a educação”, destacou. Mariano agradeceu aos professores, peças fundamentais da educação, além dos funcionários da rede como um todo e às gestões das escolas. Representantes de Itupeva recebem o prêmio.
Categoria vídeo
A tradicional categoria, premiada pelo Sua Gota Faz a Diferença, teve entre os finalistas Cosmópolis, Americana e Campinas. Contudo, mais uma vez, o vencedor foi o município de Cosmópolis.
Segundo Fábio Müller, Diretor da Emeb Profº Florestan Fernandes, escola vencedora de duas categorias, é gratificante participar do Projeto Gota d’Água.  “Somos uma escola em que a gente acredita na transformação e a transformação é iniciada pelos nossos alunos”, afirmou. Representantes de Cosmópolis na Entrega do Prêmio Sua Gota faz a Diferença
Categoria especial
Criada para estimular o tour virtual pela nova Casa + Sustentável, a categoria especial premiou as três escolas que envolveram o maior número de alunos na atividade. Levaram os kits youtuber para os respectivos municípios: a EMEF Prof.ª Almerinda Delega Delben, de Nova Odessa, a EMEIEF Aracy Nogueira Guimarães, de Limeira, e o Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, de Bragança Paulista.
Desta vez, quem levou o Prêmio “Sua Gota faz a Diferença” foi a Escola Aracy, de Limeira, representada pela Diretora Maria Eliete Lucchesi. “Não é à toa que a nossa escola é conhecida como Aracy Sustentável: nós valorizamos o envolvimento dos alunos e educadores com ações que permitam um novo olhar sobre o ambiente”, afirmou a diretora.
Segundo Andréa Borges, Gerente Técnica e Coordenadora do Projeto, o objetivo de todo esse evento é incentivar ainda mais a criatividade de alunos e professores no desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental. O Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água marcou o início da realização de eventos híbridos, com presença de público online e na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), com a participação dos finalistas. Representantes de Limeira recebem a premiação.

Sobre o Projeto Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ.
Sobre o Consórcio PCJ:O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 40 municípios e 23 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob). 
Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *