Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças

Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças

Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças

A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, de Campinas, encerra nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 18h, o Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, que capacitou educadores sociais de quatro creches filantrópicas e beneficiou 380 crianças. O encerramento acontecerá no Centro Integrado Municipal de Educação Infantil (CIMEI) “Maria Cecilia Betiolli Lima”, com a participação dos educadores e equipe do Primavera.

Participaram do projeto 40 educadores das CIMEI “Walkyria Thomazini Cavicchia” e “Maria Cecilia Betiolli Lima”– ligadas ao grupo Nisfram – e da Creche Santo Antonio, todas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação de Pedreira.

Patrocinado pelas empresas Buckman, DHL e CI&T e aprovado pela Lei Rouanet, o projeto contou com 4 sessões que totalizaram 12 horas de capacitação online. Com o kit completo formado por 16 bonecos em mãos, os educadores utilizaram diferentes métodos de manipulação dos fantoches e contação de histórias. Os educadores de Pedreira formaram a segunda turma a receber capacitação on-line neste ano. A primeira turma, capacitada no primeiro semestre de 2021, contou com 119 educadores sociais de Campinas.

Para a gestora executiva do Grupo Primavera, Ruth Maria de Oliveira, o teatro de fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais, auxiliando na construção da cidadania e da cultura. “Neste ano abordamos temas ligados à tecnologia, período em que as crianças tiveram mais contato com celular e computadores”, explica.

Na capacitação, os educadores foram apresentados ao projeto de forma alegre e lúdica. “O objetivo era encantar inicialmente o educador para, depois, ele encantar as crianças. Trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, complementa Ruth.

Em 40 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e

princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

O Projeto Teatro de Fantoches, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.

Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, 3.500 foram confeccionados. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.

Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *