Produção curitibana vence Festival Internacional de Animação

Produção curitibana vence Festival Internacional de Animação
Produzido no curso de Design de Animação do UniCuritiba, “Um Dia Frio” foi o vencedor do 2º Animatiba na categoria Melhor Filme – Curtas Estudantes
O suspense policial “Um Dia Frio” foi o vencedor do 2º Animatiba – Festival Internacional de Animação na categoria Melhor Filme/Curtas Estudantes. Realizado neste mês de setembro, o evento teve cerca de 1,5 mil filmes inscritos de mais de 100 países. Destes, 204 foram selecionados para as mostras competitivas.Produzido em 2019 por estudantes do curso de Design de Animação do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – “Um Dia Frio” utiliza elementos de animação como a rotoscopia (técnica que naturaliza os movimentos do desenho), frame a frame em 2D digital e live action. A duração é de 9 minutos e 19 segundos e a classificação é 16 anos.O trabalho concorreu com outros 27 filmes saídos de faculdades e escolas de animação. Segundo Victor Percy, que assina a direção, roteiro e produção do curta-metragem, esse reconhecimento é extremamente importante porque coloca o trabalho em evidência internacional. “Essa animação demandou muito esforço, dedicação e criatividade. Estou realmente feliz e que venham muitas outras conquistas para todos que participaram deste trabalho”, diz o egresso do UniCuritiba.Junto com Victor Percy, assinam o curta-metragem os estudantes Felipe Ribas (produção, animação principal, cenários e design de personagem), Júlio Cesar (produção e rotoscopia), Emanuelle Gois (produção, documentação e artbook), João Ploszaj (produção e sonoplastia) e Aline Santos (produção, animação e intercalações). O elenco conta com Michael Bahr, Haroldo Capote, Emanuelle Gois e João Ploszaj.Além da categoria Curtas Estudantes, o Animatiba 2021 premiou Longa-metragem, Mundo Curtas, Brasil Curtas e concedeu um Prêmio Especial de Melhor Filme sobre a Pandemia. Um diferencial do evento é reconhecer também melhor roteiro, melhor direção, melhor design e técnica de animação, melhor trilha sonora e melhor filme. O resultado geral está disponível em https://www.animatiba.com.br/trofeu. Reconhecimento internacionalA história do detetive Jack Harris, personagem de “Um Dia Frio”, já conquistou reconhecimento e fama mundo afora. No ano passado, o filme recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem no Josiah Film Fest 2020 – Festival Anual de Filmes Jovens. O evento é considerado um dos festivais de cinema mais antigos dos Estados Unidos.No Brasil, “Um Dia Frio” venceu o 5º Santos Film Fest na categoria Melhor Curta-Metragem/Voto Popular em 2020. Além disso, a animação já foi exibida em mais de dez festivais de cinema no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Croácia e Rússia.“Em nome da equipe posso garantir que esses três festivais que vencemos não são somente um triunfo para nosso curta, mas uma vitória para a nossa experiência como equipe. Mesmo levando em consideração nossas individualidades e particularidades, conseguimos concluir ‘Um Dia Frio’ e celebrar seu reconhecimento mundial”, comemora Victor.
Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *