Estudantes da rede municipal de SP são premiados em concurso cultural sobre importância da vacinação

Estudantes da rede municipal de SP são premiados em concurso cultural sobre importância da vacinação

Vencedores ganharão assinatura digital dos gibis da Turma da Mônica e visita aos museus Parque da Ciência Butantan

São Paulo, 22 setembro de 2021 – Com o objetivo de conscientizar estudantes, pais e professores sobre a importância das vacinas na prevenção de doenças, o Instituto Butantan e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com o apoio da Sanofi Pasteur, premiarão, nesta quarta-feira (22/9), alunos da rede municipal de ensino.

O concurso cultural faz parte da campanha “A Importância da Vacinação”, que teve início em abril deste ano com o objetivo de incentivar a importância da vacinação contra a gripe, por meio de diversas ações educativas. O concurso cultural convidou os estudantes da rede municipal de ensino a desenvolverem trabalhos artísticos sobre o tema “A importância da Vacinação para a cidade de São Paulo”. 

Ao todo, foram analisados cerca de 33 mil trabalhos de alunos do 1º ao 7º ano. Os primeiros colocados de cada turma, 7 alunos no total, e seus colegas de classe e professores serão contemplados com uma visita aos Museus do Parque de Ciências Butantan e assinaturas digitais dos gibis da Turma da Mônica por três meses. O nome dos vencedores pode ser verificado por meio do acesso ao link: www.campanhavacina.butantan.gov.br.

Para o secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, a iniciativa é uma oportunidade de incluir o tema da vacinação nas agendas de aprendizado e consequentemente, conscientizar as famílias. “Sabemos que o aluno leva as questões abordadas dentro da sala de aula para o ambiente familiar. Trazer essa discussão, por meio dos professores, de forma lúdica para a rotina dos alunos, desmitifica tabus relacionados às vacinas e ajuda a quebrar o ciclo de desinformação”, complementa Padula.

O concurso foi dividido em duas modalidades: criação de desenho para estudantes que cursam do 1º ao 3º ano e elaboração de slogan para os alunos do 4º ao 7º ano. Além da premiação aos primeiros colocados, os cinco melhores trabalhos de cada ano irão compor a exposição virtual “A importância da Vacinação na Saúde da População: Um Olhar Infantojuvenil”, que ficará disponível a partir do dia 13 de outubro, no portal do Instituto Butantan (www.butantan.gov.br).

Para o presidente do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, é importante estimular a busca de informações corretas e seguras sobre vacinação. “Projetos como este ajudam a ampliar o conhecimento sobre a importância da imunização, gerando um impacto positivo na saúde pública”, explica Covas.

Vale ressaltar que devido ao distanciamento social decorrente da pandemia, as atividades propostas puderam ser acompanhadas tanto presencialmente, quanto virtualmente pelos professores.

Sobre o Instituto Butantan

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas, basicamente, à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano.

Em 1999, o Butantan iniciou uma parceria pioneira com a Sanofi para a transferência de tecnologia para a produção da vacina de Influenza. O processo foi concluído em 2012 e, desde então, o Butantan produz o imunobiológico integralmente.

Sobre a Sanofi Pasteur

Como parceiros da jornada de saúde, nós da Sanofi temos orgulho de que nossas vacinas possam ajudar a nos proteger e a proteger as pessoas que amamos de uma ampla gama de doenças infecciosas graves, em todas as fases da vida. A Sanofi Pasteur, nossa unidade de negócios global de vacinas, faz parcerias com as comunidades de saúde pública, médica e científica para melhorar o acesso às vacinas que protegem a vida e aumentar a cobertura vacinal, enquanto se esforça para desenvolver novas e inovadoras vacinas. Fornecemos cerca de 250 milhões de doses de vacinas contra a influenza sazonal todos os anos, o que corresponde a 40% de todas as vacinas contra a influenza produzidas no mundo. Acreditamos em um mundo onde ninguém sofra ou morra por doenças preveníveis por vacinas.

Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *