A cada dois segundos nasce uma MEI no Brasil, revela Serasa Experian

A cada dois segundos nasce uma MEI no Brasil, revela Serasa Experian

 
Foram abertos 1,6 milhão de microempreendedores individuais no período, alta mais expressiva desde 2012 no comparativo do semestre; no total, Brasil teve mais negócios abertos nos primeiros seis meses de 2021 do que no ano inteiro de 2016
São Paulo, 27 de setembro de 2021 – O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, no acumulado do primeiro semestre deste ano, foram registrados 1.654.167 novos microempreendedores individuais. Levando em consideração apenas os dias e horas úteis do período, esse número significa que a cada dois segundos um MEI foi criado no país. No comparativo entre os seis primeiros meses de 2021 e 2020, o índice apresentou um crescimento de 31,2%, expansão semestral mais expressiva desde 2012, quando o acumulado de janeiro a junho marcou alta de 38,7%. Veja os dados completos na tabela e gráfico abaixo:Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a alta taxa de nascimento de microempreendedores individuais foi impulsionada, principalmente, pelo ainda elevado nível de desemprego no país. “Este ano tivemos muita gente ocupando espaço no mercado para garantir a geração de renda, uma vez que a crise econômica ocasionada pela pandemia fez com que as vagas de trabalho formal se mantivessem escassas para a maior parte da população. Por isso, o empreendedorismo por necessidade nunca esteve tão em alta”. Rabi também explica que “pensando em garantir lucro com um menor investimento inicial, as pessoas têm optado por tornar-se um MEI. Além disso, o acesso às linhas de crédito específicas para esta modalidade de empreendimento é outro fator que favorece a decisão de se formalizar”. Número de novos negócios no primeiro semestre de 2021 supera o total de 2016
Os MEI se mantêm como a principal categoria no consolidado geral, com representatividade de 79,9% nos seis primeiros meses deste ano. Na sequência, aparecem as Sociedades Limitadas (12,6%) e Empresas Individuais (3,4%). No total, foram criados 2.070.817 empreendimentos – um aumento de 30,9% frente ao primeiro semestre do ano passado. De acordo com o índice, o Brasil teve mais negócios abertos nos primeiros seis meses de 2021 do que o total de 2016 e dos anos anteriores. Confira no gráfico a abaixo:  Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, apesar de terem sido criadas por necessidade, muitas empresas acabam atendendo ao desejo e sonho de ter o próprio negócio. “Por isso, para garantir o funcionamento a longo prazo é importante se preparar, ficar atento às tendências e atuar de forma assertiva para mapear, atrair e fidelizar clientes. A priorização da análise de parceiros para negociar com segurança e evitar cair na inadimplência também é fundamental. Além disso, o empreendedor precisa entender logo no início que a prospecção, a negociação, o monitoramento e a cobrança de dívidas estão interligados e o desequilíbrio em uma dessas etapas vai acabar afetando as demais e prejudicando o andamento da empresa”. Considerando a visão total das empresas abertas, o setor de Serviço possui a maior representatividade dentro do total acumulado de empresas criadas (66,9%). Na análise que compara os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020 o segmento cresceu 29,2%. Quando analisadas as atividades das empresas abertas, nove das 20 principais são de serviços, que vai desde alimentação (9,2%) até serviços médicos (1,3%).  Considerando os demais setores de atuação, o comércio teve a alta mais expressiva (37,2%), com 24,4% dos novos negócios. Para a indústria, o aumento foi de 30,9%, mas as companhias dessa área equivalem a apenas 7,6% do número geral de 2.070.817 de novos empreendimentos. Para Rabi, “a mudança do modelo de consumo da população durante a pandemia fez do setor alimentício uma das apostas mais seguras, principalmente, pela possibilidade do atendimento por aplicativos e serviços de entrega”. No gráfico abaixo é possível conferir a lista completa e as variações do acumulado semestral:


 Ainda no recorte do acumulado semestral, todas as regiões brasileiras tiveram expansão. O Nordeste foi a que mais cresce u, superando a média do semestre, com alta de 42,9%. Em sequência estão Norte (30,5%), Sudeste (29,5%), Sul (29,2%) e Centro-Oeste (23,0%).

Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.   
Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa Serasa ExperianA Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.brExperianA Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.