IMPRESSIONANTE – MORADOR DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP REGISTRA UM MINI TORNADO .

IMPRESSIONANTE –  MORADOR DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP REGISTRA UM MINI TORNADO .

Um morador de São João da Boa Vista-SP registrou a imagem de um fenômeno assustador para o nosso País e região, um “mini tornado”. Fonte: (morador de São João da Boa Vista, que fez a divulgação nas redes sociais)☟︎︎︎https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2372336482899579&id=100003697525315

FENÔMENO PODE SER CHAMADO DE “PÉ DE VENTO” OU “MINI TORNADO

“O fenômeno pode ser chamado de “pé de vento” ou “mini tornado”. São ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.

Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele.

Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível.

Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.Há também outro tipo de redemoinho, por exemplo, quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto super aquecido esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o “turbilhão” para a direção que ele estaria.

Também há os redemoinhos mais comuns que se formam quando a corrente de vento é parada por uma “parede” de canto criando uma corrente ascendente de vento giratória.

Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *