Vacina prioritária para portadores de ELA

Vacina prioritária para portadores de ELA


O deputado Castello Branco (PSL), por meio da Indicação 1.648/2021, propôs ao governador de São Paulo a inserção no rol dos grupos prioritários referente à vacinação da Covid 19 a inclusão dos portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Na justificativa de sua indicação, o deputado argumentou que a doença é provocada pela degeneração progressiva do primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior da medula espinhal. Esses neurônios perdem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos que dão origem à doença.

Importante registrar que, semanalmente, oito brasileiros são diagnosticados com a doença, cujas células nervosas se quebram, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais essas dão suporte. Portanto, faz-se necessário disponibilizar meios para que o paciente portador de ELA possa dar continuidade ao uso de suas funções cognitivas e sensitivas e maximizar sua qualidade de vida. O portador da doença sofre muito e de forma praticamente insuportável, pois em determinado momento da vida perde a capacidade de cuidar de si mesmo, entre outras dificuldades!

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *