Solenidade debate necessidade de maior investimento em pesquisas científicas no Estado

Solenidade debate necessidade de maior investimento em pesquisas científicas no Estado


Ato solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada na tarde de segunda-feira (03), em ambiente virtual, debateu sobre a situação atual das pesquisas científicas em território paulista.

O evento foi convocado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) e contou com a participação de docentes e representantes de entidades do ramo.

Segundo o parlamentar, é importante “defender e pedir mais investimentos para a pesquisa, a ciência e o ensino, mas também lutar contra os cortes orçamentários feitos pelo governo federal e pelo governo estadual”.

“Aqui em São Paulo, os focos dos cortes são as três universidades (USP, Unicamp e Unesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) e outros institutos, que alguns foram extintos pela Lei 17.293/2020“, completou Giannazi.

Para o professor da UFABC, Nasser Ali Daghastanil, “a defesa das instituições públicas de pesquisa é essencial porque elas representam mais de 90% do conhecimento gerado no Brasil”.

“Precisamos apontar caminhos para a preservação e o aprimoramento das universidades estaduais e federais. Sem ciência e tecnologia, não há desenvolvimento”, afirmou o docente.

Já o vereador da capital paulista, Celso Giannazi, falou sobre quem deve assumir o protagonismo no fomento da produção científica: poder público ou empresas.

“O Estado visa o desenvolvimento social e econômico, já a iniciativa privada visa apenas o lucro, então ela só entra onde pode haver um retorno”, afirmou.

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *