Comissão sobre Código de Processo Penal promove duas reuniões nesta quinta

Comissão sobre Código de Processo Penal promove duas reuniões nesta quinta


Depositphotos
Em cima da mesa há uma estátua de uma mulher vendada com uma balança nas mãos representando a justiça
O atual Código de Processo Penal foi elaborado em 1941 e nestes quase 80 anos sofreu apenas mudanças pontuais

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a atualização do Código de Processo Penal promove duas audiências nesta quinta-feira (29). A primeira, pela manhã, será sobre sobre princípios fundamentais e julgamento antecipado com a relatora-parcial, Margarete Coelho (PP-PI). Essa reunião será realizada a partir das 9 horas, no plenário 2.

Pela tarde, a discussão será sobre a investigação criminal e a criação da figura do juiz das garantias com o relator-parcial da proposta responsável por esses dois temas, deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT). Esse debate está marcado para as 13 horas, também no plenário 2.

O parecer
O parecer do relator, deputado João Campos (Republicano-GO), apresentado no último dia 13, estabelece prazo de 5 anos para a efetivação da figura do juiz das garantias, que deverá ser o responsável apenas pela supervisão da investigação criminal, sem qualquer participação no julgamento da ação.

O relator lembrou que a criação do juiz das garantias foi aprovada juntamente com o chamado pacote anticrime, em 2019, mas acabou suspensa por determinação do ministro e atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.

O parecer de Campos tem 247 páginas e incorpora a análise de cerca de 30 propostas apensadas recentemente ao projeto de lei original (PL 8045/10), que veio do Senado em 2010. No total, são 364 apensados.

Saiba mais sobre o relatório

Da Redação – ND

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *