Rede Alesp vai transmitir palestras do ILP na internet

Rede Alesp vai transmitir palestras do ILP na internet


A Rede Alesp vai começar a transmitir, ao vivo, pelo seu canal no YouTube, palestras do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), numa colaboração testada e aprovada. A primeira conferência já tem data e horário marcados: será no próximo dia 5 de abril, das 15h às 17h, com o tema “Amazônia – Tecnologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade”.

Para a conferência, foram convidados o cientista Carlos Nobre, do Painel Científico para a Amazônia e Instituto de Estudos Avançados da USP; Gilberto Câmara Neto, do Grupo de Observações da Terra e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e o deputado Caio França (PSB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A importância da Amazônia para o Planeta Terra é inegável e, nos últimos anos, tem ganhado cada vez mais destaque nos debates ambientais no mundo. A palestra vai abordar as ferramentas inovadoras na exploração sustentável da floresta, a indústria 4.0, a melhoria social da população amazônica, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental e sociocultural da região.

“Nosso objetivo com a colaboração é potencializar o alcance do Instituto do Legislativo Paulista e nos integrarmos mais à Assembleia Legislativa de São Paulo. A Rede Alesp aumenta a nossa capacidade de prestação de serviços de utilidade pública”, disse Any Ortega, representante do ILP e analista legislativa da Alesp.

O canal da Rede Alesp no YouTube (www.youtube.com/alespoficial) conta atualmente com 87 mil inscritos e 11,7 milhões de visualizações acumuladas. Em quase dois anos, o número de inscritos no canal cresceu 870%. A plataforma transmite ao vivo as sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Legislativa de São Paulo, além de outras atividades legislativas e parlamentares da Casa.

A colaboração ainda prevê a gravação das palestras para transmissão na programação da TV Rede Alesp, em horários alternados, para também alcançar os telespectadores. “Essa colaboração com a Rede Alesp é um grande avanço para a sociedade. O ILP tem tradição em cursos e palestras voltados para diversos públicos. É uma referência e cumpre seu papel social, oferecendo conhecimento e serviços”, disse o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlão Pignatari.

De acordo com Any Ortega, o formato virtual viabilizou o engajamento do público de outros estados, cidades e, até mesmo, países. “O e-mail do ILP recebe mensagens de pessoas solicitando a inscrição porque estão na Espanha e não têm CPF, e nós precisamos fazer de outra forma, ou de Marrocos, por exemplo”.

As primeiras palestras estão sendo desenvolvidas em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O próximo encontro está agendado para o dia 3 de maio e abordará a Computação Quântica. O pesquisador Paulo Nussenzveig, do Instituto de Física da USP, será um dos palestrantes. No dia 7 de junho, a palestra terá como tema “Aprendizados da pandemia”, e contará com diversos participantes.

“Outras palestras já estão sendo devolvidas e nas próximas semanas e meses já teremos uma agenda completa”, disse Any Ortega. Para a colaboração, um primeiro teste chegou a ser feito. A palestra “A corrida das vacinas”, transmitida há 3 semanas pelo canal da Rede Alesp no YouTube, se aproxima das 3.000 visualizações. “O resultado foi positivo. Por isso, estamos ampliando essa parceria”, disse ela.

ILP

O Instituto do Legislativo Paulista é a escola do parlamento paulista e oferece cursos, palestras, seminários, eventos e ciclos de debates gratuitos à população e aos servidores. Antes da pandemia causada pelo coronavírus, os encontros também eram realizados presencialmente. Agora, só são realizados online e com participação virtual.

Apesar da Covid-19, o instituto conseguiu realizar 58 eventos em 2020, apenas 12 a menos do que no ano anterior, além de publicar trabalhos como o “Dicionário de Conceitos Políticos”, elaborado por 39 colaboradores, e o “Guia Simplificado: Eleições 2020”. Neste ano, 16 eventos já foram realizados.

Universidades, entidades públicas e privadas parceiras ajudam o instituto a levar conhecimentos para a sociedade. “Estamos repletos de eventos para o mês de maio, porque muitos colabores oferecem os seus cursos, que são bastante interessantes. Muitas vezes têm dois cursos por dia, dois dias da semana, é um aumento exponencial”, conta Any.

No início de março, uma solenidade marcou a assinatura do convênio entre a Alesp e a Fundação Mário Covas para promover, através do ILP, eventos que visam a formação técnica, política e social dos participantes. Na ocasião, o diretor-presidente da fundação, Sérgio Kobayashi, afirmou que a “expectativa é formar em torno de mil alunos por ano” unindo “a prática da Assembleia Legislativa e a teoria da Fundação Mário Covas”.

Interessados nas atividades devem se inscrever no site do instituto. Um formulário de avaliação é disponibilizado ao final dos eventos (exceto os transmitidos via Rede Alesp) e, se preenchido, dá direito ao certificado de horas assistidas. Consulte as atividades disponíveis no link: www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *