Comissão dos direitos dos idosos debate dia para combater ageísmo

Comissão dos direitos dos idosos debate dia para combater ageísmo


A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa realiza audiência pública na segunda-feira (5) sobre o Dia Nacional de Combate ao Ageísmo. O ageísmo é todo tipo de preconceito baseado na idade, afetando pessoas mais velhas.

Foram convidados para o debate:
– o diretor do Centro Internacional de Logenvidade, Alexandre Kalache ;
–  a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Ana Amélia Camarano;
– a secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônia Costa; e
– o diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia do Ceará (IGC), João Macedo Coelho Filho.

Pedro França/Agência Senado
Trabalho - previdência - atendimento beneficiários benefícios previdenciários serviços públicos aposentadorias aposentados idosos pensão pensões INSS seguridade (Agência da Previdência Social em Ceilândia-DF)

O deputado Denis Bezerra (PSB-CE), que solicitou a audiência, lembra que a população idosa está em crescimento no Brasil. Ele cita pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, segundo a qual em 40 anos, a população idosa vai passar de 19,6 milhões (10% do total), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas em 2050 (29,3%).

“Tal cenário mostra que se torna importante o debate a respeito do ageísmo, forma ainda pouco discutida de preconceito, ocasionando a discriminação contra a pessoa idosa e contribuindo para a sua marginalização e eventual exclusão social”, diz ele.

Segundo o deputado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o ageísmo é o preconceito mais “normalizado” no mundo, “como se fosse uma coisa natural”.

Por isso, diz Bezerra, “é essencial a instituição de uma data que fomente o debate acerca de uma temática pouco discutida, mas que merece uma atenção em virtude do envelhecimento populacional ser um fenômeno global.”

O evento será realizado às 9 horas, no plenário 12, e terá transmissão interativa.

Da Redação – AC

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *