Quadrinhos lançados pela Livraria do Senado alcançam 10 mil downloads

Quadrinhos lançados pela Livraria do Senado alcançam 10 mil downloads


Três obras disponibilizadas pela Livraria do Senado na plataforma Social Comics, especializada em histórias em quadrinhos, atingiram, somadas, a marca de 10 mil downloads em fevereiro deste ano. As aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora; Memórias d’O Tico-Tico; e O Guarani foram disponibilizadas na rede em novembro de 2018, de forma gratuita, e, além do entretenimento, são consideradas documentos históricos da história impressa nacional.

A intenção de disponibilizar as obras na plataforma é aproximar a Casa do público jovem, explica Thomas Jefferson Gonçalves, chefe do Serviço de Multimídia da Secretaria de Editoração e Publicações. Ele acrescentou que a exploração de novas formas de divulgação e do trabalho realizado pela equipe editorial e gráfica do Senado é também um modo de transparência. 

As obras

A Social Comics é uma plataforma semelhante à Netflix, mas voltada inteiramente para histórias em quadrinhos. Para ter acesso à maior parte do conteúdo, é preciso pagar uma assinatura mensal, mas uma seção da rede permite a leitura gratuita de alguns materiais. É justamente nesta parte que as obras da Livraria do Senado estão publicadas, seguindo também uma norma interna da Casa que prevê a disponibilização gratuita de todos os livros digitais.

As aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora, é, segundo alguns estudiosos, a primeira história em quadrinhos do mundo. Criada pelo autor ítalo-brasileiro Angelo Agostini no fim do século 19, narra as aventuras de um protagonista inocente.

Memórias d’O Tico-Tico é uma coletânea de quadrinhos da primeira metade do século 20, que lançou alguns personagens famosos, como o Gibi, tão famoso à época que virou homônimo de histórias em quadrinhos no Brasil.

Por último, O Guarani, baseado no romance clássico de 1857 por José de Alencar, é uma publicação no formato de tiras feitas por várias revistas diferentes.

O Conselho Editorial do Senado foi pioneiro em compilar todas as histórias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *