Parlamentares da Comissão de Saúde acompanham a prestação de contas de secretário

Parlamentares da Comissão de Saúde acompanham a prestação de contas de secretário


Em reunião nesta terça-feira (23/2), deputados da Comissão de Saúde receberam Jean Carlo Gorinchteyn, secretário de Saúde, para prestação de contas da sua gestão à frente da pasta entre os meses de setembro e dezembro do ano passado. O encontro, realizado em ambiente virtual, foi presidido pela deputada Analice Fernandes (PSDB).

Na ocasião, os participantes debateram as medidas de atendimento nas unidades de saúde do Estado, como a habilitação de leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), e as ações voltadas aos pacientes infectados pela Covid-19, que já tirou a vida de 247.143 brasileiros, sendo 57.842 paulistas.

Ao falar sobre os números da pandemia, a deputada Analice Fernandes (PSDB) prestou solidariedade aos familiares das vítimas do novo coronavírus. “Estamos atravessando um momento delicado e nós, da Comissão de Saúde, nos solidarizamos com todos que perderam um ente querido”, disse.

Durante sua apresentação, Jean Carlo explicou as negociações entre o governo estadual e o federal para aquisição de doses da vacina Coronavac.

“Foram diversas reuniões, a cada quinze dias, entre autoridades paulistas e nacionais até que, no dia 7/1, o Ministério de Saúde assinou um acordo com o Instituto Butantan para aquisição inicial de 46 milhões de doses para inclusão no Plano Nacional de Imunização”, detalhou.

O secretário disse ainda que, até o momento, o Ministério da Saúde distribuiu 2,7 milhõeos de vacinas para São Paulo e que pouco mais de 2 milhões de paulistas já foram imunizados, tendo 1 milhão e 650 mil pessoas recebido a primeira dose e 397 mil a segunda dose.

A reunião serviu ainda para discutir a execução orçamentária da pasta em 2020, quando foram investidos mais de R$ 18 bilhões na Saúde, valor que equivale a quase 14% da receita líquida do Estado, quantia superior à exigida pela legislação.

Os presentes falaram ainda sobre a estrutura da rede estadual de saúde que conta com 98 hospitais, 82 ambulatórios e 20 unidades de reabilitação da rede Lucy Montoro, e emprega mais de 163 mil profissionais de saúde.

Além dos já citados, também participaram da reunião as deputadas e os deputados Alex de Madureira, Ataide Teruel, Carla Morando, Caio França, Edmir Chedid, Edna Macedo, Janaina Paschoal, José Américo, Itamar Borges e Roberto Moraes.

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *