Congresso tem iluminação especial em apoio à campanha de conscientização das doenças raras

Congresso tem iluminação especial em apoio à campanha de conscientização das doenças raras


Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Congresso Nacional iluminado de verde, azul e rosa em apoio à campanha de conscientização sobre doenças raras
Congresso iluminado para chamar a atenção sobre as doenças raras

O Congresso Nacional tem iluminação especial até o dia 28 de fevereiro em apoio à campanha mundial de conscientização e prevenção das doenças raras. O lado da Câmara dos Deputados receberá as cores lilás e azul; e o do Senado Federal, verde e rosa.

O objetivo é chamar a atenção da população, dos órgãos de saúde pública e de profissionais da área para os tipos de doenças raras existentes e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes na busca por tratamento.

Doenças raras
De acordo com o Ministério da Saúde, doença rara é aquela que afeta até 65 em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2 mil indivíduos. Estima-se que existam entre 6 mil e 8 mil tipos diferentes de doenças raras. Oitenta por cento delas decorrem de fatores genéticos; as demais advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.

Normalmente, as doenças raras são progressivas, com danos que podem levar, a curto ou médio prazo, à morte. Um tratamento adequado é capaz de reduzir complicações e sintomas, assim como impedir o agravamento e a evolução da doença.

Da Redação – ND

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *