Câmeras de reconhecimento facial nas estações e trens do Metrô e CPTM

Câmeras de reconhecimento facial nas estações e trens do Metrô e CPTM


A Alesp aprovou o projeto de Lei 865/2019 do Deputado Rodrigo Gambale (líder do PSL), que autoriza a instalação de câmeras de reconhecimento facial, tanto nas estações do Metrô e CPTM, como dentro dos vagões e composições.

As inúmeras ocorrências de roubos, furtos, atos de depredação e vandalismo e crimes de toda a natureza nesses locais, motivaram Gambale a apresentar o projeto. Ele mesmo teve seu celular furtado na estação Brás em 2019 e, na ocasião, conversando com funcionários, soube da existência de uma quadrilha agindo, já há algum tempo, na estação, sem que pudessem ser reconhecidos por falta de câmeras. Daí a origem da criação e apresentação do projeto.

“A insegurança que a população sente tem que acabar. É inaceitável que as pessoas não tenham tranquilidade para se deslocar pela cidade, enquanto criminosos agem livremente e apostam na impunidade”, afirmou Gambale.

O projeto também estabelece parcerias com órgãos de Segurança Pública, de forma que o reconhecimento auxilie na identificação e localização de foragidos. Pessoas desaparecidas e perdidas também poderão ser localizadas com maior rapidez a partir da instalação das câmeras.

O projeto segue para sanção do governador.

Infoco Web

Infoco Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *