Circuito das Águas se prepara para impedir ‘invasão’ no feriado

Circuito das Águas se prepara para impedir ‘invasão’ no feriado

Fiscalização, barreiras sanitárias e espaços fechados:

Prefeitura de Holambra destaca que momento é para turista ‘planejar bem a viagem e voltar em um momento mais apropriado e seguro’.


A chegada do feriado prolongado de 7 de setembro, em meio a flexibilização da quarentena, traz preocupação às cidades do Circuito das Águas Paulista pelo risco de uma “invasão de turistas”. Reforço na fiscalização e no policiamento, implantação de barreiras sanitárias e manutenção de espaços fechados estão entre as medidas adotadas pelas prefeituras para evitar aglomerações de pessoas e o risco de aumento na transmissão do novo coronavírus.

Holambra (SP), por exemplo, informou que a recomendação, neste momento, “é para que o turista aproveite o tempo disponível para planejar bem a viagem e voltar em um momento mais apropriado e seguro”.

Cidade com forte vocação turística, Águas de Lindoia (SP) estima a visita de 10 mil pessoas entre sábado (5) e segunda-feira (7), enquanto Pedreira (SP) e Serra Negra (SP) informam que costumam receber, em média, de 10 a 20 mil visitantes.

Dos nove municípios do Circuito das Águas, seis responderam ao G1 sobre ações no feriado. Confira como será em cada uma delas:

Águas de Lindoia

Em Águas de Lindoia, a prefeitura informa que irá intensificar durante o feriado prolongado a fiscalização aos protocolos estabelecidos para o comércio e a rede hoteleira. A Secretaria de Turismo acredita que cerca de 10 mil pessoas devam visitar a cidade nos três dias.

Holambra

Holambra informou que manterá fechado entre os dias 5 e 7 de setembro o acesso pela Rua Campo das Palmas e fará, nas demais entradas, barreiras sanitárias e educativas “para orientar os visitantes quanto às normas vigentes na cidade”, especialmente o uso obrigatório de máscaras de proteção facial e a proibição de aglomerações.

De acordo com a prefeitura, haverá fiscalização da Polícia Municipal e de agentes da vigilância em saúde “para assegurar o uso de máscara e o respeito a outras determinações vigentes, como o distanciamento”.

A administração reconhece que apesar das campanhas de conscientização, o número de visitantes tem crescido nas últimas semanas. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

“A Prefeitura reforça a importância a cada morador e visitante de que, ainda em retomada, não haja qualquer flexibilização nos cuidados e na prevenção individual e coletiva”, diz o comunicado.

Holambra (SP) fará barreiras sanitárias — Foto: Reprodução / EPTV1

Holambra (SP) fará barreiras sanitárias — Foto: Reprodução / EPTV1

Jaguariúna

Jaguariúna informou que para conter o avanço da Covid-19 e a possibilidade de aglomerações com o feriado de 7 de setembro, adiou a reabertura dos parques públicos por tempo indeterminado.

“Pelo Decreto Municipal nº 4.206, publicado em 10 de agosto, os espaços voltariam a ser reabertos a partir da última quinta-feira (27), mas o prefeito Gustavo Reis decidiu adiar a medida para evitar riscos de haver aglomerações. Inclusive as atividades realizadas na Maria Fumaça estão suspensas”, diz, em nota.

Segundo a administração, a Polícia Municipal “irá atuar efetivamente durante todo o feriado”.

Pedreira

Pedreira destacou que possui Lei Municipal que obriga uso de máscara, álcool em gel e limite de 40% de clientes nas lojas com o comércio voltado para o turismo, e que isso deve ser respeitado no feriado.

De acordo com a prefeitura, desde o início da pandemia o número de turistas caiu na cidade, mas após a liberação para o funcionamento do comércio, a média é de 10 mil visitantes por semana.

Prefeitura liberou reabertura do comércio de Serra Negra — Foto: Reprodução / EPTV

Prefeitura liberou reabertura do comércio de Serra Negra — Foto: Reprodução / EPTV

Serra Negra

Cidade que costuma receber 20 mil pessoas durante os feriados, Serra Negra acredita que o número neste ano seja menor por conta das medidas de controle e protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, que determina redução da capacidade de atendimento ao público na rede hoteleira e nos estabelecimentos em geral.

Segundo a prefeitura, a fiscalização às normas do decreto municipal permanecerá “atenta e atuante” durante o feriado.

Socorro

Em Socorro, as equipes da Secretaria de Saúde e a Guarda Civil Municipal realização ações nos principais acessos da cidade entre esta sexta-feira (4) e sábado (5).

“A estimativa é que o município receba um número alto de turistas neste feriado, mas a administração não possuí um número preciso”, informou a prefeitura..

Amparo, Lindoia e Monte Alegre do Sul

As prefeituras dessas cidades não enviaram informações sobre as ações referente a covid19 e o feriado nessas cidades .

INFORMAÇÕES G1 E JDB

Jornal Digital do Brasil

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *