O Home Office poderá permanecer no “Novo Normal”

O Home Office poderá permanecer no “Novo Normal”

O novo normal, a expressão pela qual diversos economistas estão adotando para tentar expressar o mundo palpável, mas ainda desconhecido no Pós Coronavírus, traz consigo muitas mudanças, que podemos prever através de algumas informações de uma pesquisa realizada pela ISE Business School.

A pesquisa mostra que 80% das Lideranças e Donos aprovaram a modalidade do trabalho em Home Office, isso pode mostrar uma nova maneira de perceber a relação de trabalho e produtividade.

Antes de aparecer a crise do Coronavírus, 51% das empresas não adotavam essa prática, dessas tais, 65% eram empresas brasileiras. Devido ao isolamento social a população brasileira passou por uma fase de total adaptação, acredito que em Jaguariúna muitos trabalhadores da indústria tiveram menos dificuldades, já que as multinacionais utilizavam dessa ferramenta, pelo menos uma vez por semana, provavelmente as empresas que mais sofreram dificuldades foram as familiares.

O fato é que a pesquisa traz alguns pontos positivos e preparar- se para o futuro é importante, pois 89% dos entrevistados responderam que o Home Office os levou a valorizar e fortalecer seus laços familiares e 60% acredita que a modalidade contribui para melhorar a eficiência e produtividade, o que tambem é muito relevante, quando consideramos que nesse tempo de pandemia todos nós estamos inseguros e isso nos torna mais improdutivos.

A pandemia forçou o nosso país a modernizar- se em algumas áreas que ainda tínhamos resistências, vejo bons avanços no home office, principalmente na questão do bem estar apontado pela pesquisa, mas tambem para mobilidade urbana, pois teoricamente com mais pessoas em casa, menos carros nas ruas, menos trânsito, o pessoal que trabalha no setor logístico agradece (risos).  Arriscaria dizer, que até para o meio ambiente há benefícios, as emissões de gás carbônico emitido pelos carros tambem deveriam diminuir nesse cenário.

Torna- se cada vez mais relevante conhecer melhor as ferramentas de interação digital, desenvolver técnicas para disciplinar- se com os horários de trabalho, ou seja, não trabalhar demais, porem tambem não deixar de entregar os resultados. Ter um lugar para trabalhar tranquilamente, ou que possa ser adaptado para tal, deverá ser uma tendência nas casas, essa é uma boa dica para os profissionais da área de construção civil e do mercado imobiliário, as pessoas devem se interessar mais por residências que atendam tal demanda. Na área da educação é cada vez mais importante nossas escolas possuírem disciplinas que preparem nossas crianças e jovens para o que está vindo por aí.

Para você que está trabalhando em Home Office ou vai começar a trabalhar gostaria de deixar algumas dicas:

  1. Opte sempre por espaços com uma boa iluminação e ventilação natural.
  2. É aconselhável, sempre escolher colocar sua mesa em uma posição na qual a janela fique à lateral, assim não haverá reflexos indesejáveis na tela do seu computador.
  3. Decore sua mesa com coisas, que lhe deixem motivado a trabalhar, por exemplo: fotos de sua família ou de lugares que gostaria de estar (viagem dos sonhos), uma miniatura do carro dos sonhos (Camaro, Mustang, talvez aquele carro antigo do seu avô ou pai), entre outros apetrechos.
  4. Sempre que possível opte por ter a porta sempre no seu campo de visão, pois assim saberá quem está entrando na privacidade do seu trabalho. Por exemplo, em chamadas por vídeo, você deixa de correr o risco de alguém passar por trás, sem sua autorização.

Fonte: https://ise.org.br/wp-content/uploads/2020/06/home-office-infografico-28-5.pdf

Ton Proêncio

Ton Proêncio

Administrador formado pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ, especializando em Economia Financeira pela Unicamp e aficionado ao Empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *