Guarda Civil Municipal apreende ônibus rural sequestrado por detentos foragidos de Porto Feliz, SP

Guarda Civil Municipal apreende ônibus rural sequestrado por detentos foragidos de Porto Feliz, SP

Caso foi registrado na Delegacia de Valinhos (SP) nesta terça-feira (17). Segundo a GCM, 11 presidiários passaram por várias cidades e foram desembarcando. Dois presos foram recapturados.

A Guarda Municipal de Campinas (SP) apreendeu, na manhã desta terça-feira (17), um ônibus rural que havia sido sequestrado por presidiários fugitivos do Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz (SP) na rebelião desta segunda (16). O veículo estava com dois motoristas e dois trabalhadores, que foram ameaçados.

Segundo a corporação, 11 detentos andaram cerca de nove quilômetros até chegar na zona rural de Rafard (SP). Eles tomaram o ônibus, que estava estacionado, por volta das 5h. Trabalhadores aguardavam orientações para ir para o canavial quando foram surpreendidos.

O percurso dos criminosos incluía pontos de parada, informou o comandante da Guarda de Campinas, Márcio Frizarin. No caminho, oito presidiários desembarcaram em Americana (SP), um desceu do ônibus em Campinas e o objetivo dos outros dois era chegar até Jundiaí (SP).

No entanto, o veículo foi rastreado e localizado na cidade de Valinhos (SP). Os dois detentos foram presos. As quatro pessoas sequestradas foram resgatadas e passam bem. A captura foi registrada na Polícia Civil de Valinhos.

A rebelião em Porto Feliz ocorreu, assim como em outras cidades do estado de São Paulo, após a suspensão da saída temporária como forma de medida preventiva para conter o avanço do coronavírus. Houve fuga em massa de presos e cerca de 250 já foram recapturados.

Vítima pagou pedágio

O comandante explicou que o percurso tem pedágio e uma das vítimas foi obrigada a fazer o pagamento. Os reféns tiveram bens roubados, como celulares, carteiras e dinheiro.

Buscas pela região

A empresa que cuida do rastreamento do veículo rural percebeu que algo havia acontecido e acionou a Guarda Municipal de Indaiatuba (SP), que pediu apoio a Campinas. Por volta das 8h30, o ônibus foi encontrado na Rodovia Anhanguera, na altura do km 85, sentido interior.

Armas apreendidas

Com os presos, foi encontrada uma espingarda cheia de barro, que a Guarda suspeita ter sido enterrada perto do presídio em Porto Feliz. Também foi apreendida uma faca e um simulacro de vacina de gado, uma espécie de pistola para dar vacina.

Os detentos estavam no fundo do ônibus quando a Guarda parou o veículo, eles se entregaram sem tentar nova fuga.

Jornal Digital do Brasil

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *