Casos suspeitos de coronavírus sobem de 207 para 252, segundo o Ministério da Saúde, Maioria é no Estado de São Paulo

Casos suspeitos de coronavírus sobem de 207 para 252, segundo o Ministério da Saúde, Maioria é no Estado de São Paulo

O Ministério da Saúde informou neste domingo (1º.mar.2020) que subiu de 207 para 252 o número de pessoas suspeitas de terem contraído a Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Não foi confirmado nenhum caso do novo do patógeno, além dos 2 confirmados na semana passada.

Os coronavírus são conhecidos desde meados da década de 1960 e geralmente circulam apenas entre animais. São semelhantes aos vírus influenza (causador da gripe), pois ambos contêm código genéticos parecidos.

A maioria de casos sob análise está no Estado de São Paulo (136). Em seguida aparecem Rio Grande do Sul (27) e Minas Gerais (17).

O levantamento da pasta indica que 89 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.

Esse novo tipo de coronavírus surgiu no final de 2019 na cidade chinesa de Wuhan. De lá para cá, contaminou 88.251 pessoas em todo o mundo e deixou 2,995 mortes –a maioria da China.

Ao menos são 64 países já têm o registro da doença.

O QUE É O CORONAVÍRUS

A Covid-19 pertence à família dos coronavírus (batizados assim devido ao formato semelhante ao de coroas). Eles são conhecidos desde meados da década de 1960 e geralmente circulam apenas entre animais (tais como ratos, morcegos e pequenos mamíferos), mas podem sofrer mutações facilmente e serem transmitidos para humanos.

Esses vírus normalmente provocam doenças respiratórias leves ou moderadas. A maioria das pessoas foi ou será infectada com 1 dos tipos mais comuns de coronavírus ao longo da vida, vindo a apresentar sintomas semelhantes aos de 1 resfriado comum.

Outras variações de vírus dessa família, no entanto, podem causar síndromes respiratórias graves e já provocaram epidemias de alcance mundial, como o surto de Mers, em 2012, e de Sars, em 2003.

Os coronavírus podem ser transmitidos a humanos pelos animais quando há 1 contato muito próximo. Mas também pode haver transmissão de uma pessoa a outra por meio da tosse, espirro, beijo e contato com a saliva –de acordo com as autoridades sanitárias da China.

https://www.poder360.com.br/brasil/casos-suspeitos-de-coronavirus-sobe-de-207-para-252-segundo-o-ministerio-da-saude/?fbclid=IwAR1r2VV54J_ZQ_X-8zdkzQkIuXV6cN5zkKld4T4lLnx1S_2viA7quYuVQTk

Jornal Digital do Brasil

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *