TJSP realiza lançamento do livro sobre 145 anos da Justiça Bandeirante

TJSP realiza lançamento do livro sobre 145 anos da Justiça Bandeirante

Obra exclusiva compila informações e fotos históricas.

 

        O início da noite da última terça-feira (22) ficará marcado na memória de magistrados e servidores do Judiciário paulista e de todos os representantes de instituições parceiras que colaboram com o sistema de Justiça. Isso porque a Sala José Adriano Marrey Junior, no 4º andar do Palácio da Justiça, foi ocupada por cerca de 100 convidados para o coquetel de lançamento oficial do livro Tribunal de Justiça de São Paulo 145 anos – A História da Justiça Bandeirante.

        Com harmonização de ambiente ao som de piano, tocado pelo maestro Antonio Luiz Barker, o evento foi prestigiado por magistrados, servidores, defensores públicos, procuradores do Estado, representantes do Ministério Público, advogados, integrantes da Polícia e da Imprensa Oficial do Governo paulista.

        Em sua manifestação, o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, saudou os presentes e valorizou a publicação. “Quero simplesmente agradecer e expressar a alegria e a felicidade que nós temos de, em um momento como esse, podermos marcar, de forma perene, o lançamento desse livro artístico, artesanal – em uma época em que estamos em um processo digital –, que compila todos os álbuns feitos ao longo de 145 anos de existência desta Corte.” Após as palavras, o presidente fez uma sessão de dedicatórias.

        Foram disponibilizadas para o evento 200 cópias da obra de 272 páginas, com capa dura, papel nobre e tiragem limitada a mil exemplares. A publicação é fruto de convênio entre o TJSP e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Imprensa Oficial. Sua elaboração, pela Secretaria da Presidência, envolveu as equipes das Diretorias de Relações Institucionais e de Comunicação Social do Tribunal, sob a coordenação do Gabinete Civil da Presidência. Foram cerca de seis meses de dedicação para a finalização do projeto.

        As informações e imagens históricas do livro consistem na compilação, revisão e atualização do conteúdo de três livros pregressos: Palácio da Justiça de São Paulo (1989); Memória e Atualidade (1874 – 2007); e Justiça de São Paulo: entre história e futuro (2017).

        Esse registro histórico do Tribunal Bandeirante, que completou 145 anos em 3 de fevereiro, está contextualizado na conjuntura da formação jurídica, política, econômica e social do povo paulista. São centenas de fotos e apontamentos de interesse público organizados em três partes: “Instituições e Cultura Jurídica em São Paulo”; “O Judiciário paulista para além do seu Palácio”; e “145 anos da Justiça Bandeirante – Sua história, seus personagens”.

        É na terceira parte do livro que está publicado o retrato de 217 desembargadores em exercício no TJSP, o Tribunal Pleno. Além disso, a parte final da obra contém uma linha do tempo com os principais marcos históricos do desenvolvimento do Poder Judiciário paulista.

        Como definiu o presidente Pereira Calças, o lançamento foi um momento em que “se olha para o futuro, do porvir do povo paulista, porque o Tribunal de Justiça de São Paulo é a Corte que sempre madruga nos grandes acontecimentos, e São Paulo é a locomotiva da nação”.

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 23/10/19.

 

Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – AL (texto) / AC e RL (fotos) / JT (arte)

        [email protected]

Fonte: TJ SP
Jornal Digital do Brasil

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *