Nova rota turística e de peregrinação “Caminho pro Interior” une 18 cidades entre o Circuito das Águas e sul de MG

Nova rota turística e de peregrinação “Caminho pro Interior” une 18 cidades entre o Circuito das Águas e sul de MG

Nova rota turística e de peregrinação “Caminho pro Interior” une 18 cidades entre o Circuito das Águas e sul de MG

A nova rota turística e de pereguinação “Caminho pro Interior”, um conjunto de estradas rurais em meio a natureza que passa por 18 municípios e quatro distritos entre o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais, terá a inauguração do primeiro trecho (49,9 km) no dia 26 de outubro, a partir das 6h na Praça Monsenhor João Batista Lisboa, junto a Catedral Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Amparo, e haverá uma caminhada com duração de dois dias, ou seja, no sábado e domingo, visitando o distrito de Mostardas, Monte Alegre do Sul e terminando em Serra Negra. Destinada ao público amante de caminhadas, a participação será feita mediante inscrições prévias pela internet.

O “Caminho pro Interior” possui cerca de 400 km, que une as nove cidades do Circuito das Águas Paulista e mais nove cidades da região, sendo três do sul de Minas Gerais. O projeto foi idealizado por Kate Jeremias, presidente da Associação Amigos do Caminho pro Interior, que já fez o
Caminho da Fé e o da Luz, e mais quatro mulheres: Laura Umbelina Santi, Roseli Vasco de Toledo, Silvana Ismael Guarizzo e Viviana da Silveira Bueno, e com atuação do Consórcio das Cidades, formado pelo Circuito das Águas Paulista. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e também nos Caminhos da Fé e da Luz, ele foi criado para dar ênfase e mostrar as belezas das 18 cidades que o compõem.

Tem como sugestão de partida a cidade de Amparo seguindo por Mostardas, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião (MG), Bueno Brandão (MG), Munhoz (MG), Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, os distritos de Joaquim Egídio e Sousas (Campinas), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Santo Antonio de Posse, Arcadas, retornando a Amparo.

“O ‘Caminho pro Interior’ permite vivenciar uma experiência em contato com a natureza da Serra da Mantiqueira, conhecendo estradas rurais, em sua grande maioria não asfaltada, um verdadeiro convite para a contemplação, a reflexão, o autoconhecimento e a reconexão com o outro e consigo mesmo. O que importa é o caminho, nem tanto a chegada, é a sua transformação pessoal”, afirma a idealizadora.

Ela reforça que a rota estimula a todos a cuidar da natureza, desenvolver atividades físicas, esportivas, ecológicas e de aventura, quer caminhando, praticando passeios de bicicleta, a cavalo ou mesmo de forma motorizada. “Mas é preciso ter atenção com a sinalização para não se perder, ter cuidado com os animais e com as pessoas que moram na área rural, todo mundo merece respeito, e sempre se pode fazer novas amizades”, afirma.

Qualquer pessoa, famílias ou grupos dispostos a vivenciar uma experiência em contato com a natureza podem participar do “Caminho pro Interior”, desde que estejam preparados. Uma vez inscrito nos eventos organizados o participante pode contar com serviços que facilitam as atividades. Há várias orientações e regras para a atividade, veja abaixo em ‘serviço’.

Há uma taxa de participação na inauguração e no futuro, segundo os organizadores, a ideia é de que haja apenas um custo de inscrição, com direito ao passaporte que certifica o peregrino. Uma agência ligada ao caminho oferecerá serviços específicos para quem deseja contratar transporte até o ponto de partida da caminhada, reserva de hospedagem em algum lugar próximo, alimentação e seguro, por exemplo.

Serviço:

Inauguração da rota “Caminho pro Interior”
Para mais informações: perfis no Facebook e no Instagram / [email protected]
Contatos: Kate Jeremias: (19) 99205 9128 e Silvana Guarizzo: (19) 99779 5154
Para a estreia, estão sendo cobradas taxas de R$ 40 (um dia) e R$ 60 (dois dias), incluindo credencial e pulseira de identificação, carro de apoio, isotônico, água, frutas e transporte de mochilas, além de transporte coletivo de retorno para Amparo. Não incluídos hospedagem (consulte opções por meio do e-mail: [email protected]), jantar de confraternização, outras refeições e demais itens de uso pessoal ou não citados como incluído

Foto – crédito: fan page “Caminho pro Interior”

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *