Especialistas descobrem malware que modifica Chrome e Firefox

Especialistas descobrem malware que modifica Chrome e Firefox

Especialistas em segurança digital da Kaspersky, desenvolvedora russa de softwares, descobriram um novo tipo de malware que atinge usuários do Chrome e Firefox. Em relatório recente, o grupo chamou o vírus de Reductor e o categorizou como um “Cavalo de Tróia de Acesso Remoto (RAT)”, que pode invadir uma máquina via rede de acesso e abrir brecha para usuários mal-intencionados carregarem e baixarem dados ou executarem ações de outro local.

Segundo os pesquisadores, o Reductor entrou em ação por meio de instaladores de arquivos já modificados, como o Internet Download Manager. Notaram, ainda, suas operações em PCs invadidos com uma cadeia de vírus chamada COMPfun, logo após receberem alguns comandos. Nessas situações, o RAT acessou os locais de arquivo dos navegadores e os substituiu por versões infectadas. Apesar dessas comprovações, os analistas não identificaram em qual tipo de crime os criadores do Reductor utilizam os dados roubados.

(Fonte: Pixabay)

Medidas de segurança

Inicialmente, as atividades foram percebidas apenas em computadores da Rússia e Bielorrússia, portanto não representam perigo a pessoas de outros países. Também vale ressaltar que, quando há descobertas desse tipo, empresas especializadas em segurança, como a Kaspersky, adicionam o nome do novo malware em um banco de dados, pois é assim que um antivírus ou software de escaneamento pode detectar uma ameaça e eliminá-la de um dispositivo; logo, mantenha sempre sua máquina atualizada e evite o download de programas de origem desconhecida.

João Paulo Ferreira Alves

João Paulo Ferreira Alves

Profissional formado em Ciência da Computação pela UNIFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna). Trabalha desde 2013 na área de suporte técnico com a marca JP InfoCenter, e em 2019 ingressou também no desenvolvimento de websites e aplicativos Android. WhatsApp: (19)99632-4693 | E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *