Deic deflagra operação para apurar fraudes financeiras

Deic deflagra operação para apurar fraudes financeiras

Denominada de “Piapara”, ação é realizada na Capital e Grande ABC; até o momento cinco pessoas foram presas

A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou, na manhã de terça-feira (22), a operação “Piapara” para combater fraudes financeiras. A ação visa o cumprimento de sete mandados de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Até o momento cinco integrantes de uma organização criminosa foram presos.

Os trabalhos de campo estão sendo realizados por 50 agentes da 6ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro, da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat).

As atividades têm como alvo uma organização criminosa especializada em golpes no sistema financeiro por meio de empresas fantasmas em nome de “laranjas” e lavagem de dinheiro por meio da compra de bens, especialmente 70 veículos que já foram identificados e bloqueados administrativamente. O esquema já provocou prejuízos milionários.

Até o momento, cinco pessoas foram presas e cerca de 50 veículos, incluindo carros de luxo, esportivos e médios, além de 4 motos aquáticas foram apreendidos em um galpão em São Bernardo do Campo. Papéis que comprovam as fraudes também foram apreendidos. 

O nome da operação foi inspirado em um peixe da bacia do rio Paraná, conhecido por dar trabalho aos pescadores, à semelhança da organização criminosa que tenta dificultar por diversos meios a ação dos policiais.

 

 

Jornal Digital do Brasil

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *