Audiência Pública debate situação das Etecs e Fatecs

Sirlene Maciel foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paulo Souza (Sinteps) e criticou os projetos Novotec e Mediotec do governo do Estado. “O Novotec vai diminuir os currículos, o que significa o sucateamento dos cursos das Etecs. Do ponto de vista dos trabalhadores significa um contrato autônomo, uma forma de acabar com a carreira e encerrar os concursos públicos, declarou.
A situação também atinge diretamente os alunos de cursos técnicos. Victor Delboni é aluno de produção audiovisual da Etec Jornalista Roberto Marinho, na Ponte Estaiada. “É uma discussão que vem sendo travada com a administração da escola. Este curso só tem nessa escola e vai fechar. Já convivemos com a falta de equipamentos e os alunos tentam ter mais voz, pois não ficamos sabendo oficialmente, apenas por comentários. No site do CPS já não tem o curso para se inscrever”, disse Victor, que faz parte do grêmio estudantil da unidade.
A deputada Monica Seixas declarou apoio à luta tanto de alunos quanto dos trabalhadores. “Essa é uma deliberação que está passando pela Casa. Eu acho que é necessário e urgente a gente vetar esse trecho do Plano Plurianual e fortalecer a abertura de novas vagas”, disse a parlamentar.
Compareceram ao evento professores, alunos e representantes das categorias vinculadas ao Centro Paula Souza.