Audiência Pública debate situação das Etecs e Fatecs

Audiência Pública debate situação das Etecs e Fatecs
O corte de 12 mil vagas nos cursos das escolas técnicas e faculdades de tecnologia (Etecs e Fatecs) e as novas propostas a serem implantadas foram os motivos para a realização de uma audiência pública na Casa Legislativa paulista. Realizado no auditório Paulo Kobayashi na noite desta quinta-feira (24/10), o evento foi de iniciativa da deputada Monica da Bancada ativista (PSOL), em parceria do colega de partido, deputado Carlos Giannazi (PSOL).

Sirlene Maciel foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paulo Souza (Sinteps) e criticou os projetos Novotec e Mediotec do governo do Estado. “O Novotec vai diminuir os currículos, o que significa o sucateamento dos cursos das Etecs. Do ponto de vista dos trabalhadores significa um contrato autônomo, uma forma de acabar com a carreira e encerrar os concursos públicos, declarou.

A situação também atinge diretamente os alunos de cursos técnicos. Victor Delboni é aluno de produção audiovisual da Etec Jornalista Roberto Marinho, na Ponte Estaiada. “É uma discussão que vem sendo travada com a administração da escola. Este curso só tem nessa escola e vai fechar. Já convivemos com a falta de equipamentos e os alunos tentam ter mais voz, pois não ficamos sabendo oficialmente, apenas por comentários. No site do CPS já não tem o curso para se inscrever”, disse Victor, que faz parte do grêmio estudantil da unidade.

A deputada Monica Seixas declarou apoio à luta tanto de alunos quanto dos trabalhadores. “Essa é uma deliberação que está passando pela Casa. Eu acho que é necessário e urgente a gente vetar esse trecho do Plano Plurianual e fortalecer a abertura de novas vagas”, disse a parlamentar.

Compareceram ao evento professores, alunos e representantes das categorias vinculadas ao Centro Paula Souza.

Jornal Digital do Brasil

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *