Tarifa de energia da Elektro terá redução média de 8,2%

Tarifa de energia da Elektro terá redução média de 8,2%

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem a quinta revisão tarifária periódica da Elektro. A partir do próximo dia 27, os consumidores atendidos pela empresa terão redução média de 8,2% nas contas de energia. A Elektro atende 228 municípios, no estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O efeito médio a ser percebido por todos os clientes atendidos em baixa tensão, como pequenos comércios e residências, será uma redução de 11,17%. Para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias e grandes varejistas, a tarifa terá queda de 2,89%. Para uma residência que pagava, por exemplo, R$ 100 na conta de energia, com a revisão, passará a pagar em torno de R$ 89.

De acordo com a Elektro, a cada quatro anos, conforme estabelece o contrato de concessão, é realizado o processo de revisão tarifária, quando são avaliados os investimentos realizados pela distribuidora, a qualidade do serviço prestado, os níveis de perdas na rede, os custos com compra de energia e os encargos setoriais, dentre outros itens. O principal motivo para um índice negativo foi a redução dos encargos setoriais, que colaborou com o abatimento de aproximadamente 6,13%.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1, que são as indústrias. Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio).
Esses índices foram discutidos na audiência pública que ocorreu entre 4 de junho e 19 de julho deste ano, com sessão presencial em Rio Claro, no dia 14 de junho. Foram definidos também os limites dos indicadores de continuidade DEC (duração média de interrupções) e FEC (frequência média de interrupções) dos conjuntos da Elektro para o período de 2020 a 2023.

COM APOIO DE NOTÍCIAS DE MOGI.

Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.