SAÚDE DE JAGUARIÚNA PROMOVE PALESTRAS E DEBATES SOBRE IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO DURANTE O AGOSTO DOURADO

SAÚDE DE JAGUARIÚNA PROMOVE PALESTRAS E DEBATES SOBRE IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO DURANTE O AGOSTO DOURADO

Um mês todo dedicado à amamentação do bebê, pois o leite materno é o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. Esse é o mote principal do “Agosto Dourado” e a Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza uma série de ações em consonância com a Campanha Nacional pela Conscientização das Famílias sobre a importância do leito materno para os bebês.

Conforme a secretária da pasta em Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a Secretaria de Saúde realiza ações de incentivo ao aleitamento materno o ano todo, mas agosto é um mês de intensificar as ações e de avaliar as estratégias utilizados e os avanços obtidos.

Na última quinta-feira, 22 de agosto, a sala de reuniões do Hospital Walter Ferrari recebeu dois profissionais de grande conhecimento sobre o tema, num bate-papo com profissionais da rede básica do município e da Maternidade do hospital. As palestras são o resultado da parceria firmada com o Instituto de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde.

“Essas palestras e ações sobre amamentação estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal porque queremos ampliar junto às famílias as informações, para que as mães possam fazer desse ato de amor uma rotina”, explica a secretária, que fez a abertura do evento.

As palestrantes foram Dra. Maria Teresa Cera Sanches, fonoaudióloga e pesquisadora com doutorado em Saúde Coletiva formada pela USP (Universidade de São Paulo) e membro do Núcleo de Práticas em Saúde, no Instituto de Saúde, e Dra. Sílvia Helena Bastos de Paula, Enfermeira, Doutora em Ciências na área de Concentração de Infectologia e Saúde Pública.

Essa atividade é parte da missão do Instituto de Saúde, que consiste em produzir conhecimento científico e tecnológico no campo da saúde coletiva. Dessa forma, a instituição promove a apropriação para o desenvolvimento de políticas públicas, buscando melhorar a qualidade de vida da população, prestando assessoria e colaborando na formação de recursos humanos.

“Tudo em consonância com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), que incentiva a universalidade, integralidade, equidade e participação social nos serviços públicos de saúde”, lembra Maria do Carmo. Entre os temas abordados nas palestras estavam “Porque apoiar, promover e proteger a amamentação?”, “Refletindo sobre o manejo clínico e aconselhamento em amamentação” e “Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”.

SAÚDE DE JAGUARIÚNA PROMOVE PALESTRAS E DEBATES SOBRE IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO DURANTE O AGOSTO DOURADO

 ANTERIOR 1 de 8 PRÓXIMO 

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Secretaria de Saúde de Jaguariúna

Jornal Digital do Brasil

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *