Holambra é condenada pelo TJ a indenizar paciente que sofreu hemorragia por remédio errado

Holambra é condenada pelo TJ a indenizar paciente que sofreu hemorragia por remédio errado

Holambra (SP) terá de indenizar em R$ 30 mil uma moradora que sofreu hemorragia e chegou a ficar 26 dias internada na UTI por uma medicação errada fornecida em farmácia do SUS. A condenação foi confirmada em 2ª instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), mas a administração ainda pode recorrer da decisão.

Holambra havia sido condenada na 1ª instância em março, quando foi estabelecido o pagamento da indenização “a título de danos morais”. O recurso foi julgado no dia 10 de julho e, em decisão unânime, os desembargadores da 11ª Câmara de Direito Público mantiveram o resultado proferido pela Vara de Artur Nogueira. O resultado foi divulgado pelo TJ-SP nesta quarta (17).

De acordo com o TJ, consta nos autos que a mulher sofreu hemorragia intestinal, vômito com sangue e lesões avermelhadas no corpo “em decorrência do uso de medicação errada fornecida pela atendente da farmácia do SUS em Holambra”.

Por conta dos problemas causados pelo medicamento, a mulher permaneceu 26 dias internadas na UTI do Hospital das Clínicas, onde sofreu “insuficiência respiratória aguda, infarto agudo do miocárdio e precisou de cirurgia de revascularização.”

“(…) restou incontroverso a responsabilidade do apelante, não havendo que se falar em caso fortuito ou culpa exclusiva da vítima, uma vez que esta recebeu indevidamente de funcionária eleita pelo Município de Holambra medicamento diferente daquele que lhe foi prescrito por médico”, destacou em sua decisão o desembargador relator do recurso, Marcelo Theodósio.

Procurada para comentar a decisão da Justiça, a prefeitura de Holambra se manifestou por nota.

“O departamento municipal de Assuntos Jurídicos informa que o processo se encontra ainda em fase recursal e que, se confirmada a decisão, dará sequência à indenização e demais medidas cabíveis ao servidor responsável pelo atendimento”.

CRÉDITOS E INFORMAÇÕES SÃO DE . https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/07/17/holambra-e-condenada-pelo-tj-a-indenizar-paciente-que-sofreu-hemorragia-por-remedio-errado.ghtml

Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.