NOVO EQUIPAMENTO DA SAÚDE DE JAGUARIÚNA VAI PERMITIR A REALIZAÇÃO DE MAIS DE 40 EXAMES PULMONARES POR MÊS

NOVO EQUIPAMENTO DA SAÚDE DE JAGUARIÚNA VAI PERMITIR A REALIZAÇÃO DE MAIS DE 40 EXAMES PULMONARES POR MÊS

Com objetivo de melhorar e modernizar o atendimento ao público na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Jaguariúna adquiriu um novo espirômetro, aparelho para medição da capacidade pulmonar.

Novo equipamento da saúde de Jaguariúna vai permitir a realização de mais de 40 exames pulmonares por mês

De acordo com a Secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o novo equipamento já está sendo utilizado na UBS do Cruzeiro do Sul e vai permitir a realização de mais de 40 exames por mês.

CLIQUE PARA CONFERIR! VOCÊ NÃO PODE PERDER!

“Apesar de ficar na UBS Cruzeiro do Sul, todos os usuários da rede municipal de saúde terão acesso ao aparelho. Será um ferramenta importante para reduzir a demanda de exames. O espirômetro é um equipamento moderno, atualizado e que poucas cidades tem”, disse a secretária.

Responsável por comandar a nova ferramenta, o médico pneumologista Paulo Roberto Araújo Mendes, destacou a importância do aparelho para os testes de função pulmonar.

“É importante para o diagnóstico de doenças dos aparelhos respiratórios e fundamental para a abordagem e o acompanhamento dos pacientes”, revelou ele.

Espirometria

A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.

É um exame em que se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões. Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPOC.

Fonte: www.minhavida.com.br

João Paulo Ferreira Alves

Profissional cursando o 7º semestre de Ciência da Computação na UNIFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna). Trabalha desde 2013 na área de suporte técnico com a marca JP InfoCenter, e em 2019 ingressou também no desenvolvimento de websites e aplicativos Android. WhatsApp: (19)99632-4693 | E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *