Frente fria traz chuva após um mês de seca e massa polar derruba termômetros com mínima prevista de 5ºC

Frente fria traz chuva após um mês de seca e massa polar derruba termômetros com mínima prevista de 5ºC

Uma frente fria com chuva atinge Campinas (SP) e região nesta quinta-feira (4) e o volume de precipitação pode passar de 20mm até sexta (5). De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, as temperaturas começam uma queda importante e devem chegar a 5ºC no fim de semana por conta de uma massa polar.

“Será a menor temperatura do ano. […] O último frio parecido foi em 2016. Os anos de 2017 e 2018 foram menos gelados, não teve a massa tão gelada nesta época”, afirma a meteorologista Ana Ávila.
A cidade não tinha uma chuva considerada importante pelo Cepagri há um mês. Em 4 de junho foram registrados 10mm na metrópole, informou a meteorologista.

“Hoje e amanhã têm condições de chuva. Pode ter um volume mais expressivo em algumas regiões. É uma chuva importante nessa época do ano. […] A média para julho é de 40,1 mm. Então a gente vai ter ao menos a metade do esperado para o mês nesses dois dias”, afirma.

Massa polar
Em relação ao frio, a temperatura registrada no início desta manhã, de 16,6ºC às 17h30, não será muito diferente ao longo do dia. A máxima vai ficar em torno dos 18ºC, segundo a meteorologista, nesta quinta. A massa gelada terá mais efeito a partir desta sexta.

“Amanhã a mínima será de 12ºC e a máxima não deve passar dos 17ºC. Sábado (6) a temperatura diminui. A mínima pode ficar em torno de 7ºC no sábado e no domingo, 5ºC graus. Não tem previsão de chuva”.
Os moradores da região ainda sentirão os efeitos da massa polar na segunda-feira (8), com mínima de 6ºC, mas com tendência de aumento na temperatura, segundo Ana.

Durante a semana que vem, os dias voltam a ter maior elevação nos termômetros e as noites ficam frias, bem parecido com o cenário dos últimos dias.

Com Informações do G1 CAMPINAS

Jornal Digital do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *