ESCOLA DAS ARTES É DESTAQUE NO FÓRUM POPULAR DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO RIO DE JANEIRO

ESCOLA DAS ARTES É DESTAQUE NO FÓRUM POPULAR DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO RIO DE JANEIRO

O trabalho desenvolvido pela Escola das Artes de Jaguariúna vem se tornando referência no Brasil inteiro.

Na última terça-feira, 2 de julho, o projeto da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Jaguariúna foi assunto de uma das mesas de discussões no 1º Fórum Popular de Promoção de Saúde, que aconteceu no campus da Fiocruz Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Com o tema Políticas Públicas e a Participação Popular na Construção de Comunidades Sustentáveis e Saudáveis, a secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, apresentou todos os resultados e benefícios da Escola das Artes para o município.

O convite feito pela organização teve como base o relato de uma aluna da Escola das Artes, que tem Narcolepsia, distúrbio do sono, e que destaca os benefícios da arte em sua vida.

De acordo com a secretária Maria das Graças, o convite foi inesperado, pois a Fundação Fiocruz é um centro de excelência no Brasil e na América Latina, que trabalha com doenças epidemiológicas e também em questões sociais.

Ela conta que em Jaguariúna é feito um trabalho diário de acolher pessoas com patologias diversas dentro do município, desde os atendimentos feitos na APAE e no Centro Dia do Idoso até as aulas desenvolvidas nas sedes da Escola das Artes.

“Temos muitos depoimentos de alunos que tiveram melhoras significativas a partir do momento que começaram na prática dos nossos cursos, e em específico, da Narcolepsia, que é uma doença negligenciada, que não existe muito estudo, são poucos casos e as pessoas desconhecem, e esse foi o motivo do convite da Fiocruz para a nossa participação no fórum”, relata Maria das Graças.

Segunda a secretária, uma aluna da Escola das Artes faz parte de um grupo de pessoas que realiza o tratamento dessa doença e ela contou o que acontece durante as aulas, em Jaguariúna.

“Fomos convidados para participar desse fórum para contar um pouco sobre a nossa experiência e ajudar nos estudos dos efeitos da nossa ação nessa patologia. Estou muito feliz porque é o reconhecimento do nosso trabalho”, frisa a secretária.

De acordo com ela a pessoa que pratica alguma atividade, principalmente relacionada na área da cultura tem outra postura e destaca que na Escola das Artes são mais de 40 cursos oferecidos gratuitamente para a população.

Ela acrescenta que através da cultura é possível ter uma melhora na qualidade de vida, desde emocional, saúde, relacionamentos e amizades.

“Hoje muitas pessoas não valorizam a cultura porque acreditam que é supérfluo, mas a cultura nunca é supérflua, pois ela nos faz sempre melhores, e esse convite prova que estamos corretos no que estamos fazendo e que a Escola das Artes é um programa social de grande alcance, que pode ser referência para muitos municípios, estados e Brasil”, ressalta.

Fórum 

O 1º Fórum Popular de Promoção da Saúde teve como tema central: “Um encontro entre Comunidades e Ciência em prol da Promoção da Saúde de Todos” e contará com a participação de diversos representantes da sociedade civil organizada, incluindo Associações de Pacientes, Comunidades Urbanas e Comunidades Tradicionais.

O objetivo é a integração desses movimentos para a troca de experiências e a construção de propostas de ação para a melhoria da saúde e sustentabilidade local.

Fonte: Estrela da Mogiana

Roberto Torrecilhas

Roberto Torrecilhas

Diretor do Jornal Digital do Brasil , Líder Cristão , Casado , Pai , Apresentador do Programa Tamo Junto na TV Artes TV Cultura . Blogueiro , Atuante na defesa da Família, Jornalista.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.